Retrato Falado

Fotografar, paixão antiga. Muito antiga. O primeiro curso de fotografia fiz em 1997, usando uma câmera analógica que ainda tenho. Aos poucos, o que era apenas uma paixão foi virando projeto profissional. E como parte desse projeto, apresento a vocês o que eu penso de cada tipo de fotografia que já fiz.

Esportes: identificação com o esforço do atleta, importância de se registrar cada pequeno momento, cada fração de segundo. Escolher aquela imagem que representa o que foi o jogo, a competição, o desafio, a emoção.

Dança: como dançarina que sou e espero continuar sendo por muito tempo, fotografar dança é dançar novamente: me envolvo facilmente com a música, o movimento, o ritmo, de forma a tornar possível antecipar o movimento seguinte na minha mente e encontrar o momento exato para o registro. Mostrar o ensaio, o movimento, o figurino, a expressão facial, o conjunto coreográfico, a música que se imagina ter tocado, a delicadeza e a poesia são momentos importantes neste tipo de fotografia. Assim como nas fotos de teatro, procuro “sumir” no meio do espetáculo: nem o público e nem os artistas precisam saber que estou ali. Flash nem pensar!

Crianças: diversão garantida é fotografar crianças, especialmente em festas de aniversário. Esse momento de celebração, pra mim, deve ser registrado minuciosamente, com a participação dos convidados, a alegria das brincadeiras, o detalhe da decoração, a espontaneidade dos momentos. “Aquela foto de bolo” tem que ter, mas o que eu gosto mesmo é de flagrar os momentos de descontração e deixar as crianças livres. Tem coisa mais chata que querer brincar e o fotógrafo querer uma pose pra foto toda hora? Essa não sou eu!

Viagem: não há nada melhor do que viajar. Registrar as impressões do lugar, as pessoas que vivem ali, os costumes, as paisagens, as pessoas que fazem parte daquele passeio, o guia, os novos amigos… Penso em oferecer esse serviço. Já pensou não precisar pensar na foto e aproveitar a viagem sem usar tanta selfie?

Os adultos também podem ser espontâneos e se deixar levar pelo momento em eventos como formaturas, aniversários e casamento. Ainda não me dediquei a esses temas, mas se alguém quiser se voluntariar, agradeço! Ideias não me faltam e seu álbum pode ficar exclusivo e incrível!

A fotografia como projeto segue ocupando um enorme espaço na minha vida e no meu dia a dia. Convido a todos a conhecer meu trabalho através deste blog. Se você precisar de cobertura para algum evento, encontrará em mim uma fotógrafa disposta a apresentar um trabalho criativo e dinâmico.

Foto no papel. Sim, pode ser fotobook ou impressões comuns, mas eu costumo colocar no orçamento fotos em papel. Não se trata de saudosismo, mas é que fotos em CD, DVD ou pen drive podem ficar esquecidas em uma gaveta. Se este for o seu caso e você não tiver paciência para selecionar, imprimir e organizar as suas fotos de férias e viagem, posso fazer isso pra você. Dê uma olhadinha nas opções e demais invencionices de fotos na minha loja virtual Daura Menezes – Elo 7 e na loja colaborativa Endossa Metrópole, em São Paulo.

E se você não quiser nada disso mas curte fotografia, acompanhe o blog e deixe seus comentários.

Obrigada por me acompanhar e divirtam-se comigo!

Daura Menezes
dauramenezes@yahoo.com.br

Instagram: @dauramenezes
Twitter e Facebook: @DauraMenezes

logo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s